Falamos de Finanças Pessoais & Literacia Financeira no Ensino Secundário

Estudantes do Ensino Secundário

A Apresentação

No dia 25 de março estivemos na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, Vila Nova de Gaia. Falamos de Finanças Pessoais & Literacia Financeira para estudantes do 12.º ano. A apresentação aconteceu no âmbito do projeto desenvolvido nas aulas de Cidadania, com um tema escolhido pelos próprios alunos.

Quando nós falamos de Finanças Pessoais & Literacia Financeira para estudantes do último ano do Ensino Secundário no Ensino Profissional, os temas têm que ser tratados, antes de tudo, de forma eminentemente prática. Assim, após uma breve definição dos conceitos básicos e da necessidade do aprofundamento do tema, passamos à “ação”.

Começamos por mencionar os quatro pilares da boa gestão das Finanças Pessoais: Disciplina, Paciência, Autoconhecimento e Consistência. A Disciplina, que nos leva a fazer o que é necessário, mesmo que não nos apeteça. A Paciência, que nos permite esperar as ocasiões certas para cada ação. O Autoconhecimento, para que percebamos os nossos hábitos, desejos e necessidades. E a Consistência, para que toda a nossa ação tenha continuidade e coerência com os nossos objetivos.

A seguir, listamos as quatro ações que permitem uma gestão efetiva das Finanças Pessoais: Registar, Controlar, Poupar e Investir. Ao Registar, apontamos as receitas e despesas por data, valor, tipo e “fonte” – de onde veio ou para onde foi o dinheiro. Ao Controlar, verificamos se estas receitas e despesas são regulares ou ocasionais, fixas ou variáveis. Para Poupar, analisamos quais receitas podemos incrementar, quais despesas podemos diminuir e como conservar o poder de compra do excedente porventura gerado. Ao Investir, colocamos o dinheiro a trabalhar para nós, de modo a multiplicá-lo através dos vários meios oferecidos pelo mercado e pelas instituições financeiras.

Nós disponibilizamos também um material complementar, na forma de apostila, para detalhar o que foi apresentado e acrescentar outras informações necessárias. Devido ao tempo da apresentação, condicionado pelo horário das aulas, com este material foram colmatadas algumas lacunas de informação relevante.

A Escola

A Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves está localizada na Freguesia de Valadares, no Concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto. Oferece uma variedade de programas educacionais, incluindo os cursos do Ensino Profissional de Técnico/a de Multimédia e Técnico/a de Informação e Animação Turística.

Além disso, desenvolve uma série de atividades práticas com os alunos e tem forte presença nas Redes Sociais. A Escola procura oferecer uma visão realista e motivadora dos diversos temas com que os estudantes são confrontados no seu dia-a-dia. A construção do conhecimento, gradual mas consistente, é o principal fio condutor do seu Plano de Atividades.

É possível conhecer os diversos projetos desenvolvidos na Escola através do seu website – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves [oficial], bem como a sua presença nas diversas Redes Sociais.

Agradecimentos

Esta apresentação foi consequência da nossa presença no Grupo Cres’Ser Jovem, da Paróquia de Mafamude, em Vila Nova de Gaia. Ocasião de muita troca e muito crescimento, como já expusemos na resenha Falamos de Finanças Pessoais para os Jovens. Por isso, o primeiro agradecimento vai para a Leonor Pedrosa, membro do grupo e também aluna da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, que nos fez a “ponte” com a instituição de ensino.

Agradecemos ainda o acolhimento dado pela Professora Tatiana Figueiroa, Diretora de Turma do 12.º Ano daquela instituição, que nos recebeu de forma extremamente cortês e generosa. E também aos seus alunos, pela atenção e participação durante a nossa apresentação. As perguntas e os comentários, por vezes tímidos mas sempre pertinentes, certamente contribuíram para que a apresentação fosse proveitosa para ambas as partes.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *