F.I.R.E. – Financial Independence, Retire Early
O Movimento F.I.R.E. (Financial Independence, Retire Early) visa alcançar a independência financeira e a reforma antecipada. As primeiras referências surgiram nos Estados Unidos da América, nos anos 90 do século passado, nomeadamente o livro “O Dinheiro ou a Vida” de Vicki Robin e Joe Dominguez. Este movimento propõe transformar a relação do indivíduo com o dinheiro, ao priorizar escolhas conscientes e valorizar o tempo e a liberdade. O objetivo é ter rendimentos passivos suficientes para viver sem trabalhar por dinheiro.
Alcançar a independência financeira e a reforma antecipada na nossa realidade é buscar aposentadoria antes dos 66 anos e 6 meses, o indicador atual em Portugal. Uma das formas mais simples para atingir a independência financeira é seguir a regra dos 4%: poupar 25 vezes as despesas fixas anuais. Não é uma tarefa simples mas, quanto mais cedo começar e quanto mais consistente o indivíduo conseguir ser, mais possibilidades terá de atingir o F.I.R.E.
F.I.R.E. – Como e Para Quê
No já mencionado livro “O Dinheiro ou a Vida” de Vicki Robin e Joe Dominguez, os autores listam nove passos para alcançar o F.I.R.E. e manter a sua independência financeira, com tranquilidade e qualidade de vida:
- Avalia a tua situação financeira: Começa por entender as tuas despesas, receitas e o teu patrimônio líquido. Calcula quanto realmente ganhas por hora de trabalho.
- Reduz as tuas despesas e elimina as tuas dívidas: Identifica os gastos desnecessários e corta-os. Livra-te das dívidas, pois elas consomem recursos valiosos.
- Calcula a tua energia vital (vida): Avalia o impacto emocional e físico do teu trabalho. Pergunta a ti mesmo se ele está alinhado com os teus valores e objetivos.
- Cria um orçamento consciente: Prioriza o que é realmente importante para ti. Acompanha as tuas despesas e ajusta-as conforme necessário.
- Poupa e investe: Economiza uma parte significativa da tua renda e investe em ativos que gerem renda passiva.
- Avalia as tuas escolhas de consumo: Pergunta a ti mesmo se cada compra contribui para a tua felicidade e a tua liberdade financeira.
- Busca fontes alternativas de renda: Além do trabalho tradicional, explora outras maneiras de ganhar dinheiro, como freelancing, arrendamento de propriedades ou negócios próprios.
- Alcança a independência financeira: Quando os teus investimentos gerarem renda suficiente para cobrir as tuas despesas, tu atingiste a independência financeira.
- Reflete sobre o significado da vida e contribui para a tua comunidade: Usa o teu tempo e os teus recursos para o que realmente importa para ti e para o bem-estar dos outros.
As Diversas Abordagens do F.I.R.E.
Segundo Ariana Nunes, fundadora do canal do YouTube Renda Maior e Instrutora de Educação Financeira Certificada (CFEI) pela National Financial Educators Council (EUA), o movimento pode ser abordado em pelo menos cinco vertentes.
F.I.R.E. Tradicional
O caminho clássico, onde os indivíduos economizam agressivamente e investem para atingir a independência financeira antes da idade tradicional de aposentadoria. Eles buscam um portfólio de investimentos que gere renda suficiente para cobrir as suas despesas sem a necessidade de trabalhar.
F.I.R.E. Lean
Neste exemplo, os indivíduos adotam um estilo de vida mais frugal, reduzindo drasticamente as suas despesas para economizar e investir ainda mais. O objetivo é atingir a independência financeira o mais rápido possível.
F.I.R.E. Barista
O conceito envolve a transição para empregos de meio período ou menos estressantes após atingir a independência financeira. Os indivíduos continuam a trabalhar, mas com mais flexibilidade e menos pressão.
F.I.R.E. Coast
Aqui, as pessoas param de economizar agressivamente assim que atingem a independência financeira. Elas “navegam” com os investimentos existentes e não se preocupam em acumular mais riqueza.
F.I.R.E. Flex
Abordagem que combina independência financeira com flexibilidade. As pessoas podem continuar a trabalhar, mas têm a liberdade de escolher quando e como trabalhar, sem depender exclusivamente do salário.
F.I.R.E. na Realidade do Dia-a-Dia
Um exemplo prático é o da antiga Diretora Financeira da Microsoft, Rita Piçarra, que “reformou-se” aos 44 anos. Planeada desde o início da sua vida profissional, a retirada do meio corporativo (o que não quis dizer deixar de estar ativa) foi consequência de uma estratégia precisa e consistente, que envolveu uma rígida disciplina financeira, um cuidadoso equilíbrio entre o pessoal e o profissional e uma ambição construtiva, direcionada para este objetivo. Um caso a ser estudado e adaptado à realidade de cada um.
Como nota final, a atitude ideal para atingir o F.I.R.E. é muito semelhante aos princípios do Estoicismo, já abordado por mim anteriormente no artigo Finanças Pessoais à Luz do Estoicismo, em coautoria com Erick Stoic.
Referências
ROBIN, Vicki e DOMINGUEZ, Joe. “O Dinheiro ou a Vida”. 7.ª edição, 2020, Actual Editora. Coimbra
NUNES, Ariana. Canal “Renda Maior” – As Etapas do FIRE (Independência Financeira)
TEIXEIRA, Alexandra. Website “Doutor Finanças” – FIRE: O movimento que abre caminho à independência financeira
MATEUS, Cátia. Podcast “O Céu é o Limite” (Expresso Online) – Rita Piçarra, ex-diretora financeira da Microsoft e reformada
Deixe um comentário