Falamos de Finanças Pessoais para os Jovens

Palestra de José Mayrink para jovens da Paróquia de Mafamude - Porto
No último dia 3 de fevereiro, sábado, ocorreu o primeiro evento presencial do nosso Projeto Didático. Apresentamos uma palestra para o Cres’ser Jovem, o grupo de jovens da Paróquia de São Cristóvão de Mafamude, em Vila Nova de Gaia

Em atenção ao convite feito pelo Eng.º Pedro Meda, amigo de longa data e um dos coordenadores do Grupo de Jovens da Paróquia à qual pertenço, apresentei uma palestra para uma interessada e participativa assistência. Apesar de ter confirmada a necessidade de incremento da sua Literacia Financeira, a quantidade, a qualidade e a pertinência da questões levantadas pelos participantes foi muito gratificante. Acredito que saíram dali com “fome” de adquirir mais conhecimento e muita curiosidade sobre as diversas maneiras de melhorar as próprias finanças e a das suas famílias.

Antecedentes

Uma pesquisa sobre Literacia Financeira

Alguns dias antes da reunião, enviei ao grupo uma pequena pesquisa, composta de três questões de escolha múltipla e uma questão de resposta livre. Pedi os dados de idade, se recebia ou não rendimento regular e de que tipo e perguntei qual o conceito de dinheiro para eles. Mas a questão mais importante foi a que os pedia para informar se haviam tido algum contato com o conceito de Finanças Pessoais em contexto escolar.

A resposta, apesar de não ser surpreendente, revela bem a necessidade do ensino deste assunto aos estudantes de todos os níveis. Nada menos que 60% responderam que não tiveram NENHUM contato com o tema durante todo o seu percurso escolar! E estávamos a falar com jovens que já estão entre o 11.º ano e o 2.º ano do Ensino Superior…

Este cenário apenas vem a confirmar as necessidades expostas no nosso primeiro artigo, onde expus o desconhecimento quase completo por parte dos jovens destes conceitos. Uma preocupação apenas compensada pela participação e avidez de conhecimento daqueles jovens.

Falar sobre Finanças Pessoais

Dúvidas, Perguntas e Respostas

A apresentação foi dividida em três partes, embora distintas, complementares entre si:

  • o conceito e a necessidade de adquirir Literacia Financeira a importância da aplicação destes conhecimentos no controlo das Finanças Pessoais;
  • os termos relacionados ao dinheiro e ao seu maneio presentes no nosso dia a dia, os principais tributos e as entidades presentes no Sistema Financeiro; e
  • os quatro pilares das Finanças Pessoais sob uma ótica prática e de fácil compreensão: registar, controlar, poupar e investir.

Durante a apresentação, chamou-me a atenção o interesse demonstrado por aqueles jovens. A sua concentração e a sua vontade de conhecer mais sobre o tema deixou-me muito à vontade para aprofundar os tópicos da apresentação. No decorrer da reunião, surgiram perguntas e contribuições inteligentes e sugestões sobre os assuntos abordados e outros que, inicialmente, não era previsto conversar sobre eles.

As principais dúvidas versavam sobre os impostos. Não me surpreendeu verificar que havia determinados acrónimos totalmente desconhecidos dos jovens. Até mesmo o IVA, com quem “convivemos” diariamente, ganhou estatuto de descoberta depois de explicado. Mas também houveram muitas questões sobre as taxas utilizadas nos financiamentos e que aparecem a todo momento na propaganda de instituições financeiras e não só. Termos como TAN, TAEG, MTIC, Euribor e Spread revelaram-se “mistérios” até para alguns dos mais velhos que já têm compras financiadas em lojas, por exemplo.

Conclusões

Troca de Experiências

Como já mencionei anteriormente, surpreendeu-me pela positiva a quantidade e a qualidade das questões apresentadas pelos jovens. Demonstraram que, apesar da plena consciência do seu desconhecimento da maior parte dos temas apresentados, há muita vontade de buscar conhecimento! Aliás, essa foi uma das palavras faladas durante a apresentação, tanto por mim quanto pelos jovens, ao fazerem as suas perguntas. Saí da sala de reuniões com a nítida impressão de ter aprendido mais do que transmiti. Os insights partilhados certamente contribuirão muito para as próximas apresentações.

Ao final da palestra, foram sugeridas, pelos próprios jovens, novas palestras em outras instituições. Esperamos confirmar para breve esses eventos, de modo a poder falar sobre estes temas tão pertinentes a mais e mais pessoas.


Comments

2 comentários a “Falamos de Finanças Pessoais para os Jovens”

  1. Avatar de Sandra Ravalia da Costa
    Sandra Ravalia da Costa

    Assunto muito importante. Afirmo, que não só os jovens, mas muitos marmanjos, e me incluo nesta, não têm ou têm muito pouco conhecimento em relação a este tema. Parabéns. Texto muito bem redigido. Posso imaginar, o quão boa deve ser a palestra.

    1. Avatar de José Carlos Mayrink
      José Carlos Mayrink

      Sandra, obrigado pela contribuição. Nosso objetivo é levar essa informação tão valiosa ao máximo de pessoas possível, seja de que idade for.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *