O Experimento Marshmallow

O Experimento Marshmallow e a educação financeira

Uma pequena amostra da importância da Inteligência Emocional na obtenção de recompensas. Como o comportamento das crianças envolvidas com o “Experimento Marshmallow” pode nos ensinar a gerir as nossas finanças pessoais e usufruir de melhores resultados.

Uma Experiência Interessante

No final dos anos 60, início dos anos 70 do século passado, o Dr. Walter Mischel, psicólogo e então professor na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), coordenou um estudo sobre recompensa postergada. Consistiu em oferecer um marshmallow (ou, às vezes um pretzel ou um cookie) a uma criança e dizer-lhe que, caso aceitasse esperar até que a pessoa que lhe fez a oferta voltasse à sala onde ela estava (cerca de 15 minutos depois), lhe daria mais um doce.

O objetivo era observar quantas crianças resistiriam à espera para obter o segundo marshmallow. Depois, através do acompanhamento dessas mesmas crianças ao longo do seu crescimento e a comparação com os seus SAT Scores (testes usados para a admissão nas universidades americanas), estabeleceram uma correlação entre os resultados do experimento e o desempenho destes indivíduos na sua vida académica.

A conclusão foi de que, em sua grande maioria, as crianças que resistiram à espera para usufruir de uma recompensa maior tiveram melhor desenvolvimento na sua vida escolar e conseguiram os melhores resultados nos testes de admissão no Ensino Superior. Podemos transportar essas conclusões para o mundo das Finanças Pessoais?

O Experimento Marshmallow e as Finanças Pessoais

Paciência, Conhecimento e… Mais Marshmallow!

Uma das premissas para o controlo efetivo das Finanças Pessoais é o autocontrolo que nas nossas apresentações designamos pela palavra Paciência. Aliada à busca de informação e de autoconhecimento, torna o indivíduo mais apto a gerir de forma satisfatória o seu dinheiro. Ele consegue esperar o tempo que o “cientista” sai da “sala” porque sabe que ele voltará com outro “marshmallow”.

Podemos estabelecer um elemento de comparação entre as diversas características do processo acima e a gestão das Finanças Pessoais.

  • A busca de informação é a tão necessária aquisição de Literacia Financeira.
  • O autoconhecimento é a identificação do seu Padrão de Consumo e do seu Padrão de Gastos.
  • O tempo dispendido à espera de uma condição satisfatória nada mais é que a maturação da intenção de gasto ou investimento.
  • E, finalmente, a recompensa – o tão almejado segundo marshmallow – é uma melhor relação custo x benefício na compra efetuada ou uma melhor rendibilidade no investimento escolhido.

Apenas uma ressalva quanto à nossa comparação com o tempo que as crianças esperaram (ou não) pela recompensa: a expressão utilizada foi “condição satisfatória”. E porque não “”condição ideal”? Porque, ao contrário dos pequenos voluntários do experimento, a nossa “espera” não é passiva. As condições proporcionadas pela aquisição de informação e pelo autoconhecimento nos dão mais opções de “recompensa”; os marshmallows, pretzels e cookies são identificados através da tomada de decisões. E é da opinião da maioria dos especialistas em Finanças, Empreendedorismo e Investimentos que a “condição ideal” jamais surgirá. Neste caso, esperar “sentado na sala” não nos trará nenhuma recompensa.

Bibliografia do Experimento Marshmallow

O Professor Mischel e a sua equipa publicaram o seu trabalho em 1972. A edição que nos veio às mãos foi a primeira edição publicada no Brasil, em 2016. Além disso, outros autores mencionam o Experimento Marshmallow em um ou mais capítulos das suas obras. Escolhemos as que nos foram indicadas como mais representativas pelos profissionais de Psicologia e Recursos Humanos.

MISCHEL, Walter. O Teste do Marshmallow – porque a força de vontade é a chave do sucesso. 1.ª Edição. 2016. Rio de Janeiro. Editora Autêntica.

ACHOR, Shawn. A Vantagem do Cérebro Feliz. 1.ª Edição. 2021. Barcarena. Editorial Presença.

DUHHIG, Charles. A Força do Hábito. 3.ª Edição. 2018. Lisboa. Dom Quixote.

DOBELLI, Rolf. A Arte de Pensar com Clareza. 6.ª Edição. 2013. Lisboa. Temas e Debates.

VIEIRA, Paulo. O Poder da Ação – faça a sua vida ideal sair do papel. 12.ª Edição. 2020. Cascais. 4 Estações Editora.


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