No passado dia 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, o Projeto FP & LF foi à Escola Adriano Correia de Oliveira, em Avintes e à Escola Anes de Cernache, na Baiza. Ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Gaia Nascente. Falamos para alunos dos 8.º e 9.º anos do Ensino Básico, respectivamente, no âmbito do Projeto Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro.
O Projeto
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) associaram-se à iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
Assim, nesta data, Estudantes e Docentes das instituições de ensino superior das áreas de Economia, Gestão, Finanças e Contabilidade deram aulas de Literacia Financeira em escolas de todo o país, centradas na Poupança. Estas aulas dirigiram-se a alunos do Ensino Básico e Secundário e destinaram-se a sensibilizá-los, desde cedo, para a importância de Gerir Recursos e de Poupar, bem como para os cuidados a ter na aplicação da Poupança.
Fonte: website do Plano Nacional de Educação Financeira
A Apresentação
A apresentação iniciou com um alerta sobre a importância da Informação. Uma frase simples foi exibida, mas no idioma basco, que nenhum aluno conhecia, e depois foi mostrada a sua tradução. A isso seguiram-se as definições de Finanças Pessoais e Literacia Financeira e o conceito de Dinheiro como Ferramenta para alcançar Objetivos.
A seguir, foram apresentados vários conceitos para ajudar a compreender como gerir (e poupar) Dinheiro:
- A diferença entre necessidade (o que eu preciso) e desejo (o que eu quero, mas nem sempre preciso)
- Saber como, quando e porque o dinheiro entra e como, quando e porque ele sai
- Como elaborar um Orçamento Pessoal e como analisá-lo
- A Poupança como fonte de segurança e caminho para o investimento
- Juros simples e juros compostos
- A utilização do crédito, suas modalidades e a responsabilidade envolvida
- Procedimentos de segurança quanto a burlas e fraudes que envolvem o digital
A permear toda a apresentação, foi enfatizada a importância para todos de adquirirem Consciência sobre a Gestão do Dinheiro. O jovem que, desde cedo, aprende a gerir os seus Recursos Financeiros, prepara-se para uma vida adulta Financeiramente Saudável. A sugestão de Literatura específica e do website do Plano Nacional de Educação Financeira complementou o conjunto de informações para os estudantes.
Um Dia Bem Aproveitado
No final das apresentações, foi possível perceber duas coisas, ambas de grande importância. A primeira, o Conhecimento Fragmentado da maioria dos estudantes dos conceitos elementares da gestão financeira. Em contrapartida, o Interesse Genuíno demonstrado pelos alunos com relação a estes mesmos conceitos e, em alguns casos, para assuntos bem mais específicos. Foram colocadas questões mais elementares, como identificar Fontes de Receita e Despesa, mas também bastante mais complexas, como o índice S&P 500 e Criptomoedas.
Isto só enfatiza a necessidade premente de que a Literacia Financeira seja incrementada entre os estudantes, desde o Ensino Básico. E que as Finanças Pessoais sejam assunto sempre presente no currículo destes alunos, desde o mais cedo possível. O Projeto Didático FP & LF põe-se totalmente disponível para auxiliar nesta tarefa!
Agradecimentos
Não poderia deixar de mencionar com muita gratidão as pessoas que proporcionaram esta oportunidade ao Projeto Didático FP & LF:
- Ao Professor Fernando Diogo, coordenador da disciplina de Cidadania do Agrupamento, anfitrião irrepreensível;
- À Professora Helena Fernandes, amiga dileta, que fez o convite e proporcionou a presença do Projeto Didático no Agrupamento;
- Às Professoras Fernanda Sousa, Laura Guerra e Lucinda Subtil, que estiveram presentes nas apresentações e deram o seu apoio junto aos estudantes;
- À Professora Alice Pereira, responsável pelo projeto;
- Às Professoras Bibliotecárias Ana Cruz e Isabel Aragão, que proporcionaram a infraestrutura para as apresentações; e
- A todos os Estudantes presentes, que receberam ambas as apresentações com tanta atenção e participação, permeando-as com perguntas muito pertinentes. Estes estudantes participam do Programa “Parlamento dos Jovens“, uma iniciativa da Assembleia da República.
Referências
Artigo neste website: Falamos de Finanças Pessoais para as Crianças
Página de Educação para a Poupança no site da ENEC – Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Educar para a Cidadania | Docentes de Cidadania e Desenvolvimento | ENEC
Website do Plano Nacional de Educação Financeira: Todos Contam
Website do Projeto Parlamento dos Jovens: Home Page


Deixe um comentário