Nos dias 23 e 24 de maio, na Escola EB 2,3 Maria Lamas, no Porto, falamos de Finanças Pessoais para as crianças. Alunos do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental participaram de duas divertidas “mini-aulas”, onde a participação dos alunos e a troca de experiências foi muito produtiva e gratificante.
Os Mais Pequenos
e as suas Dúvidas
Quando me propus a falar sobre Finanças Pessoais e Literacia Financeira para estudantes do Ensino Básico, o meu receio era se o assunto não era demasiadamente complexo para aquela faixa etária. Diante dos baixíssimos índices de Literacia Financeira em Portugal, o que esperar de crianças nos bancos escolares? Como abordar temas com os quais eles não estavam familiarizados e são tão pouco (ou nada) abordados nas instituições de ensino?
Pude constatar, realmente, que havia um grande desconhecimento da matéria; entretanto, essa lacuna foi colmatada pelo interesse genuíno e pelo entusiasmo que demonstraram durante as apresentações. As perguntas surgiram em grande quantidade e, depois de respondidas, suscitaram mais e mais questões. Uma prova cabal de que estes assuntos despertam o interesse dos alunos e têm que ser exaustivamente explorados em sala de aula!
Entretanto. o desconhecimento não era absoluto: alguns dos estudantes já demonstravam conhecer, mesmo que muito ligeiramente, conceitos básicos. O dinheiro e os meios de angariá-lo, as principais despesas, a poupança, a função dos bancos, foram assuntos sobre os quais obtive algumas respostas estruturadas. Um aluno do 7.º ano chegou a questionar-me, já à saída da sala de aulas, sobre investimentos – seu pai investia em criptomoedas e falava com ele sobre isso.
Conclusões e Desdobramentos
Quando falamos de Finanças Pessoais para crianças, despertamos a sua consciência para a importância de gerir os seus recursos financeiros, mesmo que ainda incipientes. A semanada ou mesada, o dinheiro ganho dos avós ou nas prendas de Natal e aniversário pode (e deve) ser gerido da mesma forma que a remuneração dos adultos. Desse modo, adquirem conhecimento primordial e o seu pensamento cria mecanismos que lhes vão ser de enorme utilidade na vida adulta.
Ao final das apresentações, coloquei o desafio para as crianças de contarem para os seus encarregados de educação e familiares sobre o que tinham ouvido e conversado nas apresentações. E pedi às Diretoras de Turma que me fosse dada a possibilidade de apresentar o tema aos adultos, aí incluídos os próprios professores e funcionários da escola. Espero que este venha a ser o tema de uma próxima resenha…
Agradecimentos
Este é o momento para agradecimentos muito especiais. Á professora Helena Fernandes, que proporcionou o contacto para que o Projeto pudesse visitar a Escola. À professora Teresa Silva, Diretora de Turma do 6.º ano. À professora Luísa Cerqueira, Diretora de Turma do 7.ºano. E a todos os alunos das duas turmas, que, com a sua alegre e atenta participação, tornaram aqueles momentos muito agradáveis e proveitosos.
Referências
Artigo publicado neste site: Falamos de Finanças Pessoais & Literacia Financeira no Ensino Secundário
Website do Plano Nacional de Educação Financeira: Todos Contam
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