Escola de Finanças Pessoais, das educadoras financeiras Andreia Melo e Tânia Matos, foi lançado em janeiro de 2024. Assisti ao lançamento na FNAC do Norteshopping (concelho da Maia, distrito do Porto), com a presença das autoras em entrevista, com a moderação do Tomás Magalhães, autor do blog Despolariza. Apresento aqui uma resenha do livro, que considero um marco no ensino das Finanças Pessoais.
As Autoras
Andreia Melo e Tânia Matos
Andreia Melo é Licenciada em Gestão de Empresas; Tânia Matos é Licenciada em Economia. Ambas começaram a trabalhar aos 16 anos de idade, segundo as mesmas para “terem liberdade de escolha”. As duas se conheceram em 2009, quando iniciaram as suas carreiras na banca. Em 2021, iniciaram o projeto “Contas em Dia”, no sentido de democratizar o acesso à Literacia Financeira. E, atualmente, o blog das autoras, do mesmo nome, conta com mais de 50 mil seguidores.
Um Subtítulo Instigante
“as aulas que não tivemos e que nos podem mudar a carreira e a vida”
O primeiro ponto a destacar é o próprio subtítulo do livro: as autoras relembram não só as suas próprias dificuldades com a terminologia e as práticas ligadas à gestão do dinheiro, como a dos seus clientes da banca. Colocam como uma das principais motivações para a publicação do livro proporcionar aos leitores as orientações que tanto lhes fizeram falta (a elas e aos clientes) no decorrer dos anos.
O livro apresenta uma abordagem inovadora à literacia financeira. Ele é escrito de maneira simples e interativa, desmistificando conceitos associados ao dinheiro. Porque, embora o livro seja escrito com o público mais jovem em mente, ele contém informações úteis para pessoas de todas as idades. Ensina técnicas para elaborar orçamentos mensais e anuais, entender impostos e contribuições a pagar, compreender o que implica trabalhar a recibos verdes, os prós e contras dos vários tipos de crédito, gerir despesas e alcançar a independência financeira através de um planeamento do futuro.
Uma Escola de Finanças Pessoais
Uma Solução para o Ensino Regular?
As autoras reconhecem uma lacuna no sistema de ensino português em relação à educação financeira e pretendem preenchê-la com este livro. A sua publicação é particularmente relevante num momento em que as questões financeiras estão bastante presentes na cabeça da maioria dos portugueses.
Cada capítulo termina com um resumo da matéria abordada. O livro também inclui mais de 110 ilustrações, esquemas, gráficos e QR codes exclusivos para auxiliar no processo de aprendizagem. O modus operandi é o mesmo de uma escola, com teoria e prática alternadas de forma bem doseada no decorrer dos capítulos.
Como foi escrito a seguir uma forma de pensar muito próxima da que preconizamos neste Projeto, acreditamos que este livro possa servir de base para um conteúdo curricular a ser aplicado nas escolas, nomeadamente no ensino secundário. Assim, estudantes universitários, mesmo dos cursos fora da área de Finanças, poderiam igualmente se beneficiar de um estudo sistemático das Finanças Pessoais através desta publicação.
Ficha Bibliográfica
Título: Escola de Finanças Pessoais – as aulas que não tivemos e que nos podem mudar a carreira e a vida
Autoras: Andréia Melo e Tânia Matos
Edição para esta resenha: 1.ª edição, janeiro de 2024
Editora: Contraponto, chancela da Bertrand Editora, Lda., Lisboa, Portugal
Prefácio: Pedro Andersson (ver resenha de evento com o jornalista aqui)
Blog das autoras: “Contas em Dia” (contasemdia.pt)
Deixe um comentário