No último dia 3 de maio, pelas 21:30 h, realizou-se no Salão Polivalente do Centro Paroquial de São Cristóvão de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, o primeiro evento público do Projeto Didático Finanças Pessoais & Literacia Financeira: a Conferência “Como Gerir o Seu Dinheiro“. O convite foi dirigido a todos os interessados em incrementar o seu conhecimento na gestão dos seus recursos financeiros. Foi divulgado através das Redes Sociais do projeto e em cartazes afixados na Paróquia de São Cristóvão de Mafamude e em alguns pontos do Comércio Local.
Informação
Gau on! Gaueko bederatziak eta erdiak dira, gaur maiatzaren hirua da. Ongi etorri guztioi “Nola kudeatu zure dirua” hitzaldira.
Foi com essa frase, no idioma Basco, que a Conferência iniciou. A tradução é simples: “Boa noite! São nove e meia da noite, hoje é dia três de maio. Sejam todos bem-vindos à conferência ‘Como Gerir o Seu Dinheiro’“. Entretanto, nenhum dos participantes conseguiu identificar em que língua estava escrito e, consequentemente, traduzir o texto.
A intenção foi mostrar que, por mais simples que seja um recurso à nossa disposição, se não tivermos a Informação correta, não poderemos usufruir deste recurso. A palavra Informação foi proferida diversas vezes durante a Conferência, para que ficasse clara a necessidade de adquiri-la para que possamos gerir o nosso Dinheiro de forma efetiva.
A seguir, citamos uma frase atribuída ao filósofo Grego Platão: “antes de começarmos a falar, vejamos sobre o quê estamos a falar“. Apresentamos os conceitos de Literacia Financeira (a Informação necessária) e de Finanças Pessoais para que a assistência percebesse o sentido da primeira para a melhor gestão da segunda.
Mitos e Verdades sobre o Dinheiro
Existem muitos Mitos sobre o dinheiro, a sua utilização e a nossa relação com ele. Um deles é o de que ter muito dinheiro não exige esforço, como se a simples presença do dinheiro eliminasse a necessidade de controlo das Finanças Pessoais. É só observar a imensa quantidade de pessoas que foram confrontadas com Quantias Exorbitantes de Dinheiro, como prémios do Euromilhões ou Heranças inesperadas e, em pouco tempo, jaziam novamente em grande Dificuldade Financeira.
Analisamos também a falácia de que o dinheiro traz felicidade – como Ferramenta que é, se bem gerido, ele traz Liberdade de Escolha. Outros Mitos limitadores são o de que o dinheiro nunca chega – o propalado “quanto mais tem, mais quer” – e que o dinheiro faz-nos melhores e mais desejados.
A outra face da moeda são Verdades às vezes ignoradas mas cujo entendimento é de suma importância. A noção de que Tempo é Dinheiro, ou seja, a procrastinação na busca de Literacia Financeira e no controlo das Finanças Pessoais causa Prejuízos Financeiros reais e incomensuráveis. E de que vale a pena poupar, não de forma mesquinha ou “agarrada“, como diziam nossos avós, mas de forma Racional e em busca de Objetivos Claros.
Outra verdade acutilante é que o dinheiro não vai nos fazer felizes por si só, apenas quando bem gerido, pois nos dará Liberdade Financeira. E que também, na maior parte das vezes, nós não precisamos de tanto dinheiro quanto pensamos, pois é necessário distinguir a Necessidade do Desejo. Em palavras mais simples, não administra o teu padrão de vida pelo do vizinho do lado!
Os Quatro Pilares
Conforme já publicado no nosso artigo “Os Quatro Pilares das Finanças Pessoais“, existem quatro fatores que servem de alicerce para uma gestão efetiva do Dinheiro:
- Disciplina – fazer o que é preciso ser feito, mesmo que não seja agradável
- Paciência – resistir às adversidades em função dos objetivos traçados
- Consistência – seguir o planeamento elaborado, ajustando-o às circunstâncias
- Autoconhecimento – conhecer o próprio Perfil de Consumo, de Gastos e de Investimento
Estes Quatro Pilares são essenciais para o indivíduo e as famílias obterem tranquilidade e Liberdade Financeira.
As Quatro Ações
Para o controlo efetivo das Finanças Pessoais, sugerimos quatro ações, simples na sua essência mas de grande utilidade:
- Registar – apontar o que foi ganho ou gasto, quando e qual o meio de Pagamento / Recebimento
- Controlar – identificar cada Receita / Despesa em função da sua natureza
- Poupar – reduzir ou otimizar os Gastos, incrementar os Recebimentos e conservar o Poder de Compra
- Investir – utilizar o montante poupado para adquirir Conhecimento, criar uma Reserva de Emergência ou Renda Passiva
Foi com alguma surpresa que a assistência viu a aquisição de Literacia Financeira ser colocada no rol dos Investimentos. Mas, como diria Benjamin Franklin, político estadunidense do séc. XVIII, “O investimento em conhecimento sempre paga os melhores juros“.
Conclusões e Sugestões
Ao encerrar a apresentação, concluímos que a aquisição de Literacia Financeira e o controlo das Finanças Pessoais traz diversas vantagens para Indivíduos e Famílias. Desde a melhoria da Segurança Financeira e o aumento da capacidade de lidar com as Emergências e Imprevistos até ao alcance de Objetivos de Longo Prazo. Minimiza também a possibilidade de serem vítimas de Burlas e Golpes Financeiros, como Esquemas de Pirâmide e outros.
Para o incremento da Literacia Financeira e como fontes de Informação, existem diversos sites de Serviços Públicos, como a Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças), a Segurança Social, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e o Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Oferecem orientação e disponibilizam formulários para as mais diversas interações e solicitações.
Existem ainda diversos sites confiáveis para a aquisição de Informação sobre Dinheiro, Poupança, Financiamentos, Investimentos e até Prevenção de Burlas e Fraudes. Doutor Finanças, DECO PROteste, Contas Poupança, Renda Maior e Contas em Dia são apenas alguns exemplos.
Agradecimentos
À Paróquia de São Cristóvão de Mafamude, na figura do seu Pároco, Cónego Jorge Duarte, pela cedência do espaço no Centro Paroquial e a todos os elementos da Paróquia envolvidos na divulgação e realização do evento
Às Conferências de São Vicente de Paulo – CSVP de Mafamude, que incentivaram a recolha de donativos à entrada do evento e que honraram o Projeto com a presença da sua Diretoria
Aos estabelecimentos locais que permitiram a afixação dos cartazes do evento:
- Ancar – loja de vestuário e têxteis-lar: ancar store
- A Prendinha Artigos Decorativos – loja de artigos de decoração: A Prendinha Artigos Decorativos
- Café Tropical – Cafetaria e restaurante: café tropical
- Corte Latino – Padaria e pastelaria: corte latino – padaria e pastelaria, lda
- Espetinhos Villa Grill – Restaurante Brasileiro: Rua de Raimundo de Carvalho 286 4430-186 Vila Nova de Gaia
Também agradecemos a todos os que compareceram ao evento, por sua atenção, participação, sugestões e observações, que certamente muito contribuirão para as futuras apresentações.
Referências
Artigo neste site: Os Quatro Pilares das Finanças Pessoais
Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças): Portal das Finanças
Segurança Social: Início – seg-social.pt
Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT): imtonline.pt
Instituto dos Registos e Notariado (IRN): Instituto dos Registos e do Notariado
Doutor Finanças: Doutor Finanças
DECO PROteste: DECO PROteste
Contas Poupança: Contas-poupança
Renda Maior: Renda Maior
Contas em Dia: CONTAS €M DIA
Deixe um comentário