Em 16 de maio de 1977, a RTP transmitia o primeiro capítulo da telenovela brasileira “Gabriela“, de Walter Avancini e Gonzaga Blota, baseada no romance “Gabriela, Cravo e Canela“, publicado em 1958 por Jorge Amado. Durante os 180 capítulos, os telespectadores viram uma exuberante Sónia Braga dar forma à personagem titulo, ao som da canção de Dorival Caymmi, interpretada por Gal Costa. Neste artigo, vamos analisar a “Síndroma de Gabriela” nas Finanças Pessoais.
A Síndroma de Gabriela
A “Síndroma de Gabriela” é um termo usado para descrever uma atitude inflexível e resistente à mudança. Na novela “Gabriela“, o tema da personagem principal dizia que “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”.
Pessoas com essa Síndroma tendem a se recusar a Mudar ou Adaptar seu comportamento, mesmo quando isso seria Benéfico para elas. Desse modo o indivíduo pode ter dificuldades em Ambientes de Trabalho e em Relações Pessoais, pois a falta de Adaptabilidade pode impedir o Crescimento e a Resolução de Problemas. Na gestão das Finanças Pessoais, impede o abandono de Hábitos Nocivos ao controlo do Dinheiro e resistência à aquisição ou incremento da Literacia Financeira.
Como Combater essa “Síndroma”?
A “Cura” para a “Síndroma de Gabriela” envolve várias Estratégias que ajudam a superar a Resistência à Mudança e a adotar uma postura mais Flexível e Adaptável. Como em todo mau hábito, doença ou vício, o primeiro passo é o Reconhecimento: reconhecer que existe uma Resistência à Mudança. Isso faz-se através de uma Autoavaliação honesta sobre por que o indivíduo é resistente a certas mudanças. Também é de extrema utilidade aceitar que Erros fazem parte do Processo de Aprendizado e são Oportunidades para crescer.
Outras estratégias são igualmente importantes:
- Aprendizado Contínuo: Engajar-se em aprendizado contínuo através de cursos, workshops e leituras.
- Desenvolvimento de Habilidades: Trabalhar no desenvolvimento de novas habilidades que podem facilitar a adaptação a novas situações.
- Procurar Mentores: Encontrar mentores que possam oferecer orientação e apoiar no processo de mudança.
- Rede de Apoio: Manter uma rede de apoio, como amigos, familiares ou colegas, que incentivem a mudança positiva.
- Definir Metas Claras: Estabelecer metas claras e realistas para o que você deseja alcançar.
- Planos de Ação: Criar planos de ação detalhados para atingir essas metas, o que incluirá pequenos passos que podem ser monitorados e ajustados conforme necessário.
Conclusão
Superar a “Síndroma de Gabriela” será um processo gradual; entretanto, com Determinação e as Estratégias certas, é possível adotar-se uma postura mais aberta e receptiva à Mudança. Isto vai levar o indivíduo a desenvolver a Capacidade de se Adaptar rapidamente a Novas Circunstâncias e Desafios.
Cultivar uma mentalidade Positiva e Otimista em relação à Mudança, bem como a Autoafirmação o fará acreditar na sua capacidade de se Adaptar e Evoluir. Tu até podes pensar que “eu nasci assim, eu cresci assim” mas, se isso já não atende às tuas suas necessidades, é hora de Mudar e te livrares definitivamente da “Síndroma de Gabriela”.
Referências
Artigo neste website: Resenha: “A Psicologia do Dinheiro”
Os 40 anos de “Gabriela” no DN: Gabriela, 1977, a novela que mudou a televisão
Biografia de Jorge Amado: Jorge Amado
Gal costa canta “Gabriela”: Modinha Para Gabriela
Deixe um comentário