No último dia 29 de outubro, tive a imensa satisfação de poder colaborar com um dos projetos mais importantes ora em andamento para a promoção social dos mais desfavorecidos. Falamos de Finanças Pessoais na Associação CAIS, em seu núcleo do Porto, para um grupo integrado nas ações de reinserção no Mercado de Trabalho.
Sob a orientação da Sofia Ribeiro e a supervisão do Alexandre Teixeira, o grupo já havia participado de sessões de orientação sobre o tema. Desde a gestão das Emoções no ambiente de trabalho até a Busca de Anúncios de Emprego e a Elaboração do Currículo. Foi a vez de se preparar para gerir os Rendimentos que hão de vir dessa “volta à ativa“.
A Associação CAIS
Como descrito no website da própria entidade, a Missão da Associação CAIS é “contribuir para a melhoria global das condições de vida de pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco.” Através de diversas ações e projetos, como o Cais Job, o Projeto Futebol de Rua ou o Consórcio Social para a Inclusão, entre outros.
Sua gênese remonta a maio de 1994, com a criação da Revista CAIS, cuja edição n.º 1 sairia às ruas em outubro daquele mesmo ano. Desde então, a Associação CAIS promove a Inclusão Social e a “reflexão e identificação de soluções sociais adequadas e justas para os mais carenciados“, como mencionado também em sua página na Internet . Instalada em Lisboa e no Porto, segue, nos últimos 30 anos, a sua jornada de solidariedade e auxílio na construção de Projetos de Vida.
A Apresentação
Como diria um antigo filósofo grego, “antes de começarmos a falar, vejamos sobre o que estamos a falar“. Por isso, a apresentação começou com a definição dos termos “Literacia Financeira” e “Finanças Pessoais“. O conceito do Dinheiro como Ferramenta e Instrumento de Troca – dou ou recebo Dinheiro em troca de um Produto ou Serviço – também foi discutido pelo grupo.
A seguir, passamos a conversar sobre os quatro principais Procedimentos na gestão das Finanças Pessoais:
- Registar – o apontamento de todas as fontes de Receita e Despesa, ou seja, como o Dinheiro entra e sai. O exemplo clássico é a Caderneta do Merceeiro, onde os nossos avós apontavam Haveres e Deveres nas suas casas comerciais.
- Controlar – o prestar atenção aos movimentos de tudo o que foi registado, os valores que Aumentam ou Diminuem, a Regularidade ou Eventualidade de Ganhos e Gastos.
- Poupar – com o Controlo de Receitas e Despesas, é possível avaliar diversas formas de Poupar, seja por atitudes simples como escolher Sítios Mais Baratos para adquirir Produtos e Serviços, seja pelo abandono de despesas danosas, como o Tabaco e os Jogos de Azar.
- Investir – concluímos que, muito para além dos Investimentos Financeiros, que exigem informação específica, o investimento em Saúde e Conhecimento é muito importante, pois sem eles pouco ou nada se faz.
Com diversos níveis de Participação – mas muito Foco e Atenção – e Perguntas e Respostas muito interessantes, foram cerca de 90 minutos de uma Troca muito construtiva. Espero ter deixado elementos Importantes para que o grupo possa incrementar a sua Literacia Financeira e gerir de forma efetiva as sus Finanças Pessoais.
O Que Vem a Seguir…
Em complemento ao que foi conversado na apresentação, enviei à Associação CAIS algumas Fontes de Informação interessantes para o grupo consultar. Desde os websites de Entidades Públicas, para consulta sobre os próprios dados Financeiros e Fiscais, até fontes de referência sobre Finanças Pessoais e Litercia Financeira. O objetivo é que o grupo possa dar continuidade à sua Formação, ao saber que existem inúmeros sítios onde buscar dados sobre o tema.
Aproveito para convidar a todos quantos leiam esse artigo para tornarem-se Apoiadores da Associação CAIS. Seja pela aquisição ou assinatura da Revista CAIS, seja por Donativos pontuais ou regulares – o link para o website está no final do artigo. É um Projeto de suma importância para a vida de todos os que por ele são assistidos e merece toda a atenção, carinho e apoio.
Referências
Website da Associação CAIS: CAIS – Todos Contam
Intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a Revista CAIS: Marcelo diretor convidado da revista CAIS defende “maior ambição” no combate à pobreza
Artigo neste Website: Literacia Financeira – Uma Necessidade


Deixe um comentário